A Clockwork Apple

Shoot’Em Up

Posted on: Dezembro 1, 2007

Shootem Up

Ao contrário do que parece, não vou falar sobre um tipo de jogos de vídeo em que a tecla de disparar está em uso constante, mas sim de um filme com o mesmo nome. “Shoot’ em up”, que estreou nas salas portuguesas a 22 de Novembro, conta com argumento e realização de Michael Davis e tem como actores principais Clive Owen, Monica Belluci e Paul Giamatti.
Começo então por dizer que, tal como o título indica é muito tiro e tal, é basicamente um filme de acção! Acontece que não gosto de 90% dos filmes de acção que vejo (e eu ainda assim só vejo os que me atraem minimamente), mas este filme encontra-se nos felizardos 10%.

Relativamente às cenas de acção propriamente dita (murro-murro-pontapé, tiro-explosão-salto, pontapé na mesa-partir janela-saltar e cair nos ombros do inimigo, etc etc), fiquei positivamente surpreso com a quantidade e qualidade! A adrenalina do filme tem contribuições dos “clássicos” referidos atrás e de derivados deles, mas não só. Quando no meio da pancadaria e tiros (sim, vão haver tiros!) estamos à espera que o herói demonstre um truque do costume, ele sai-se com um uma acrobacia totalmente fora que jamais nos passaria pela cabeça (pelo menos a mim, e eu até que sou bastante imaginativo…).

Ora aqui está uma característica que torna este filme especial: A maioria dos filmes de acção têm exageros, balas que pouco magoam, carros com resistência de chaimites, e por aí fora, mas este filme leva esse exagero ao extremo, o que faz passar um comentário do género “Ei, que barrete!” para uma gargalhada sincera!
Quanto à história, é a normal, salvar a mulher (e um bebé também, neste caso), há umas reviravoltas e tal, mas não foge muito disso.
Porém, há certos pormenores que fazem toda a diferença, cenas insólitas com piadas à espreita por trás de certos golpes e disparos!
Clive Owen parte tudo, dá um nível e uma atitude à personagem que lhe é destinada em cada filme que faz! Acho que mesmo que a personagem fosse insípida este homem arranjava maneira de lhe dar a volta! Faz lembrar a frase de Milan Kundera, “There are no small parts, only small actors”.
Continuando, Clive faz o papel de Mr. Smith, o herói solitário, irritado com tudo (eu sei, mais um cliché), que dispara a tudo que se mexe e não falha um único tiro. Este homem tem ainda a característica de comer cenouras que vai sacando do bolso e nunca ,mas mesmo nunca, é apanhado desprevenido! Para além disso, deve ter o poder de abrandar o tempo, para no mesmo salto conseguir dar 3 headshots, apanhar uma pistola que passou por ali a voar e ainda resolver um Sudoku de grau Difícil! Como dizem no filme : “My god. Do we really suck or is this guy really that good?”
Ah, aproveito para informar que as novas salas da Lusomundo já têm “intervalo p’rá pipoca”, parece foi preciso obras para tal melhoria!

Portanto, para além de ser um deleite para os “action junkies” (como lhes chamam lá nos states), “Shoot’em Up” mostra-se um bom filme para a generalidade do público!

Carbono

1 Response to "Shoot’Em Up"

O que ja ouvi deste filme xD
Mas parece ser sbem , de tao impensavel q soa ..

*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Contactos/Subscrição

Subscrever iTunes HDSubscrever iTunes iPod

Calendário

Dezembro 2007
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Visitas

  • 17,193 hits

Categorias

%d bloggers like this: