A Clockwork Apple

O Homem!

Posted on: Março 3, 2008

Pode-se dizer que dou muito uso ao meu computador, trabalho, música, blá blá blá, mas em relação a jogos, posso dizer que é uma coisa mais pontual e “periódica”. Jogos recentes, com gráficos de colar à cadeira, com banda sonora de filme, não posso dizer que não valorizo mas não me puxa muito…Isto porque: primeiro, os computadores (os que eu uso) não são grandes máquinas de jogar, o que leva a correr o jogo em câmara lenta e eu não tenho tempo livre que chegue para isso! Em segundo lugar, cheguei à conclusão que os jogos que o meu computador consegue correr sem estrebuchar muito, não é que tenham maus gráficos, mas estão a anos luz de alguma experiência “real”….

Conclusão, dispenso as tentativas de transpôr a realidade para o ecrã, prefiro muito mais jogar algo com gráficos fracos, mas tão fracos que uma pessoa começa a achar-lhes piada, quero espaço livre no disco, quero ver pixels!

Então, quando sinto aquela necessidade de jogar qualquer coisa, pego num dos meus jogos preferidos, e assim que começa a jogar reparo na sua espectularidade, e re-vicio-me nele até que me farto por não passar certo nível…

É neste contexto que venho falar de Pac-Man! Ya, aquele personagem redondo, insaciável, assombrado por fantasmas, que vive num labirinto em que, para sobreviver, pouco mais tem para além de 4 bolas, que conferem invencibilidade temporária, e a sua inteligência!

pac man

Acho fantástico, o que este jogo tem de simples, tem também de complexo. Do lado do simples (e também do cómico), podemos passar 255 níveis que o labirinto é sempre o mesmo! Uma pessoa quase que se desilude, passa o nível a esquivar-se dos desgraçados dos fantasmas, a poupar os poderes, e quando finalmente acaba, recomeça tudo, nada muda! Mas ao retomar os comandos (que são só quatro), deparamo-nos que afinal nem tudo se manteve, o período de invencibilidada vai reduzindo, até que em certos níveis nem existe, e o jogo começa a correr a uma velocidade impressionante!
Do lado do complexo há algo que adoro, os 4 fantasmas que nos perseguem ao longo dos níveis, têm nomes e personalidades diferentes! É verdade, cada um tem os seus padrões e modo de jogar, achei genial na altura em que o jogo foi lançado (1980), terem-se lembrado desse pormenor!

Curiosidades: O nome original da personagem (e do jogo) é Pakku-Man, foi criado pelo japonês Toru Iwatani, e para a Europa e América passou para Puck-Man ou Pac-Man. Parece que na América a passagem de “puck” para “pac”, foi por recearem certos trocadilhos com o nome, ao trocar o P por F, haha! Para além disso, parte da inspiração veio de uma Pizza com uma fatia a faltar😉 Por último, o último nível, o 256º labirinto é praticamente impossível de passar devido a um bug que torna metade do ecrã em números!

Para quem quer jogar a versão “normal” deste jogo, a bonita e simples, sem ser os “Pacman’s World”’s que andam para aí, ou até a versão “Pac The Man X” para Mac, que acho que é muito fraca, tem várias hipóteses, vou dizer algumas:
– Online – tanto PC’s como mac’s podem jogar aqui ou aqui;
– PC – para quem ainda usa o office 2003, podem jogar a versão em excell, download aqui;
– Mac – A solução mais prática que encontrei até agora é o widget para a dashboard, download aqui.

Ah, na minha pesquisa de factos históricos deste assunto, deparei-me com alguns produtos que valem a pena mencionar:

– Um cinto Pac-Man, para aquelas noites em que não podemos falhar no aparato =P

belt

– Uma mesa com um Pac-Man versão Arcade imbutido
Mesa

Bons Jogos!

Carbono

Etiquetas:

4 Respostas to "O Homem!"

Carbono, ainda te lembras dos Space Invaders?
Esse grande jogo das arcadas que acompanhou o Pac-Man e o Tetris…
Na onda da nostalgia, vejam este video (e os relacionados) de um gajo que fez um filme sobre os space invaders COM PESSOAS

Muito à frente

yah..yah…na, tass bem.. já percebi a dica…

eheh tambem gosto deste jogo,mas ja a muito k nao tenho tempo para jogar.bj

oiee, adorei o post e como me considero uma fã de pac man eu queria saber onde se acha esse cinto pra vender.. tem algum site..?
beijoos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Contactos/Subscrição

Subscrever iTunes HDSubscrever iTunes iPod

Calendário

Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Visitas

  • 17,193 hits

Categorias

%d bloggers like this: