A Clockwork Apple

O Homem!

Posted on: Março 3, 2008

Pode-se dizer que dou muito uso ao meu computador, trabalho, música, blá blá blá, mas em relação a jogos, posso dizer que é uma coisa mais pontual e “periódica”. Jogos recentes, com gráficos de colar à cadeira, com banda sonora de filme, não posso dizer que não valorizo mas não me puxa muito…Isto porque: primeiro, os computadores (os que eu uso) não são grandes máquinas de jogar, o que leva a correr o jogo em câmara lenta e eu não tenho tempo livre que chegue para isso! Em segundo lugar, cheguei à conclusão que os jogos que o meu computador consegue correr sem estrebuchar muito, não é que tenham maus gráficos, mas estão a anos luz de alguma experiência “real”….

Conclusão, dispenso as tentativas de transpôr a realidade para o ecrã, prefiro muito mais jogar algo com gráficos fracos, mas tão fracos que uma pessoa começa a achar-lhes piada, quero espaço livre no disco, quero ver pixels!

Então, quando sinto aquela necessidade de jogar qualquer coisa, pego num dos meus jogos preferidos, e assim que começa a jogar reparo na sua espectularidade, e re-vicio-me nele até que me farto por não passar certo nível…

É neste contexto que venho falar de Pac-Man! Ya, aquele personagem redondo, insaciável, assombrado por fantasmas, que vive num labirinto em que, para sobreviver, pouco mais tem para além de 4 bolas, que conferem invencibilidade temporária, e a sua inteligência!

pac man

Acho fantástico, o que este jogo tem de simples, tem também de complexo. Do lado do simples (e também do cómico), podemos passar 255 níveis que o labirinto é sempre o mesmo! Uma pessoa quase que se desilude, passa o nível a esquivar-se dos desgraçados dos fantasmas, a poupar os poderes, e quando finalmente acaba, recomeça tudo, nada muda! Mas ao retomar os comandos (que são só quatro), deparamo-nos que afinal nem tudo se manteve, o período de invencibilidada vai reduzindo, até que em certos níveis nem existe, e o jogo começa a correr a uma velocidade impressionante!
Do lado do complexo há algo que adoro, os 4 fantasmas que nos perseguem ao longo dos níveis, têm nomes e personalidades diferentes! É verdade, cada um tem os seus padrões e modo de jogar, achei genial na altura em que o jogo foi lançado (1980), terem-se lembrado desse pormenor!

Curiosidades: O nome original da personagem (e do jogo) é Pakku-Man, foi criado pelo japonês Toru Iwatani, e para a Europa e América passou para Puck-Man ou Pac-Man. Parece que na América a passagem de “puck” para “pac”, foi por recearem certos trocadilhos com o nome, ao trocar o P por F, haha! Para além disso, parte da inspiração veio de uma Pizza com uma fatia a faltar😉 Por último, o último nível, o 256º labirinto é praticamente impossível de passar devido a um bug que torna metade do ecrã em números!

Para quem quer jogar a versão “normal” deste jogo, a bonita e simples, sem ser os “Pacman’s World”’s que andam para aí, ou até a versão “Pac The Man X” para Mac, que acho que é muito fraca, tem várias hipóteses, vou dizer algumas:
– Online – tanto PC’s como mac’s podem jogar aqui ou aqui;
– PC – para quem ainda usa o office 2003, podem jogar a versão em excell, download aqui;
– Mac – A solução mais prática que encontrei até agora é o widget para a dashboard, download aqui.

Ah, na minha pesquisa de factos históricos deste assunto, deparei-me com alguns produtos que valem a pena mencionar:

– Um cinto Pac-Man, para aquelas noites em que não podemos falhar no aparato =P

belt

– Uma mesa com um Pac-Man versão Arcade imbutido
Mesa

Bons Jogos!

Carbono

Etiquetas:

4 Respostas to "O Homem!"

Carbono, ainda te lembras dos Space Invaders?
Esse grande jogo das arcadas que acompanhou o Pac-Man e o Tetris…
Na onda da nostalgia, vejam este video (e os relacionados) de um gajo que fez um filme sobre os space invaders COM PESSOAS

Muito à frente

yah..yah…na, tass bem.. já percebi a dica…

eheh tambem gosto deste jogo,mas ja a muito k nao tenho tempo para jogar.bj

oiee, adorei o post e como me considero uma fã de pac man eu queria saber onde se acha esse cinto pra vender.. tem algum site..?
beijoos

Deixe uma Resposta

Contactos/Subscrição

Subscrever iTunes HDSubscrever iTunes iPod

Calendário

Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Visitas

  • 17,193 hits

Categorias

