A Clockwork Apple

Timecode

Posted on: Abril 15, 2008

Antes de mais, desculpas pela demora na actualização do blog, é que sou muito preguiçoso. Ná, tive mesmo muito ocupado com estudo e com um virus (meu, não do computador) à mistura!

Vou tentar não me alongar muito neste post, já que o assunto me deixa muito entusiasmado…

A algum tempo comecei a consumir discos de vinyl, para ouvir, para samplar e porque são bonitos (tão pouco másculo que isto soou..). Depois arranjei um prato melhor e comecei a dar umas arranhadelas nalguns deles, vocês sabem, aqueles “fiki fiki fi” que os DJ’s fazem. Quem começa a dar os primeiros passos no scratch, como eu, fica cada vez com mais vontade de arranjar mais discos, mais sons, e quer fazer scratch com qualquer coisa!

Acontece que isso é possível sem ter de recorrer a interfaces áudio carísssimas, apenas usando um disco de vinyl especial e o software certo.

O disco de que falo é um disco Timecode, e há-os de várias marcas. Eu adquiri um da M-Audio por 30€ (portes incluídos), para quem já tiver material (prato e mesa) é um investimento bastante aceitável. Em relação aos programas também há alguns, eu uso o Deckadence ou o Virtual DJ, podem fazer download da trial e experimentar qual gostam mais.

Tendo estes 2 elementos prontos, basta seleccionar no programa a MP3 que queremos, arrastá-la para um dos pratos “virtuais” e começar a trabalhar!

Basicamente o disco envia um sinal ao programa que indica a leitura que a agulha está a fazer, assim o que fazemos no prato é feito na música que seleccionamos!

Nos fóruns de música os pro’s dizem sempre qual é o “setup” deles e eu nem percebo metade daquilo, mas para o caso de algum pro estar a ler isto, o meu setup é:

– Mesa Stanton m.201;

– Prato JBSystems T2 (com agulha de origem);

– Placa de som Creative Audigy;

– Intel Core 2 Duo @ 2.66GHz;

– Disco Timecode M-Audio.

Resumindo, o meu prato é fraco, a placa de som não é nada de especial e a mesa tem alguns maus contactos e mesmo assim o resultado é muito bom! O atraso é bastante pequeno, não vou arriscar em dizer que são 5 ou 10 milisegundos, mas fiquei impressionado pela positiva.

Bem, a review fica por aqui, quem estiver interessado em saber mais alguma coisa, não hesite em mandar mail e eu tento ajudar no que puder.

Deixo um vídeo a demonstrar as capacidades deste disco, desculpem se o scratch não for muito bom, hehe! Os 2 primeiros segundos do vídeo têm um problema qualquer, mas a responsabilidade é do youtube! Depois disso a imagem fica OK🙂

 

Carbono

 

4 Respostas to "Timecode"

Boas, ainda hoje tavamos a falar disto mesmo, e tenho pena de não poder ir aí bulir hoje, mas não vou deixar passar ao lado o convite, e um dia destes acabo por dar à costa;)
Dá pa ver que tás lá… Trabalho e tempo são as palavras chave nesta altura, embora eu saiba que a segunda está dificil com tantos testes e trabalhos:s
Vou adicionar o blog aos favoritos… Espero continuar a ver videos como este…

Fica;)

HEY Mix Master Mike Tó..mto bem

Olá, podes me esclarecer uma dúvida?

Como é feita a ligação entre o PC, mesa e pratos?

Agradeço qq ajuda.

Olá. Basicamente o prato está ligado a um canal da mesa, por cabos RCA e a mesa tem o seu line out ligado ao line in do PC. Finalmente, o PC tem de estar ligado a uma colunas, claro. Para além destas ligações, é necessário ter ainda um vinyl timecode e um software próprio. Eu usei o da M-Audio com o Virtual DJ, há várias hipóteses para o vinyl timecode e para o software, mas atenção que podem não ser compatíveis.

Depois de ter o timecode a rodar, tens de ir simplesmente às configurações de timecode no software. No VDJ tem lá a opção de auto-set up, que funcionaram bem comigo. Depois tens ainda opções para pôr aquilo mais a teu gosto, mas basicamente é isto.

Espero ter ajudado!

Deixe uma Resposta

Contactos/Subscrição

Subscrever iTunes HDSubscrever iTunes iPod

Calendário

Abril 2008
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Visitas

  • 17,193 hits

Categorias

